Marchetaria
Mais Arte que Artesanato
By Alan Mansfield
Redbridge Marquetry Group, U.K.
Antes de editar estas aulas, cabe observar que o texto foi extraído na internet e traduzido com tradutor on-line. A autoria deste curso é do Sr. Alan Mansfield, acima referenciado, artesão filiado a Redbridge Marquetry Group. A ele nossos agradecimentos!
Marchetaria é a arte em usar as
cores e texturas de lâminas de madeira para criar pinturas, as quais são
sobrepostas sobre uma base sólida.
Voce já deve ter visto uma série
de exemplos de marchetaria, sendo que os mais tradicionais são os motivos
florais ou geométricos aplicados em móveis antigos. Nas últimas décadas,
entretanto, tem havido uma mudança de direção na aplicação desta arte.
Marchetaria, ou seja, o corte e
colagem de fôlhas de madeira aplicadas em uma superfície têm sido
tradicionalmente usadas para aplicar uma figura ou desenho como adorno em
móveis. Por muito tempo, ela foi vista tão somente como decoração. Certamente,
ainda é uma de suas funções hoje em dia. Mas nas últimas décadas, ela tem se
tornado uma distinta forma de arte. A marchetaria, pela variedade dos materiais
naturais usados, leva vantagem sobre a maioria das outras formas de arte,
principalmente pela textura. As fôlhas de madeira utilizadas, possuem grãos e
fibras que promovem diferentes efeitos
de brilho que mudam com a orientação das fibras.
Os efeitos dos grãos e luzes não
são as únicas vantagens dos materiais usados em marchetaria. Existem também
algumas falhas naturais nas folhas, que os marcheteiros apreciam muito para o
desenvolvimento do seu trabalho. Essas falhas, fornecidas pela mãe Natureza,
propiciam elementos de desenhos prontos, que seriam impossíveis de obter de
outra forma.
Infelizmente, a marchetaria é uma
disciplina da arte que se encontra ainda muito na sua infância quando comparada
com as outras artes tradicionais. Na maioria das vezes, permanece tentando
reproduzir uma arte existente. A Marchetaria ainda tenta ganhar a confiança
para transformar-se em uma nova e única arte por si própria. Até que chegue
esse dia, trabalhos originais não deixam de ser produzidos. Aliás, são poucos
em número e ainda permanecem reunidos com o rótulo de “copistas” os artistas
relacionados com marchetaria. Acredito que a ruptura irá ocorrer quando as
escolas de arte comecem a reconhecer e ensinar marchetaria como uma nova arte.
Então começaremos a ver obras de marchetaria junto de telas de pintura à óleo
ou aquarela nas galerias de arte. Espero que esse dia não esteja longe!
Embora tenha se tornado popular
recentemente, haja vista o número de kits disponíveis para marchetaria, poucas
pessoas sabem que essa arte remonta a milênios. Há 3500 anos A.C., os Egípcios
usavam incrustrações de madeira para decorar harpas; hieróglifos encontrados no
Vale dos Reis mostram um artesão egípcio
cortando lâminas de madeira de um tronco. Eles já conseguiam cortar as lâminas
com 6mm de espessura e usavam pedra de moenda para amaciar as lâminas de
madeira. Eles também foram os primeiros a colar as fôlhas em uma base de
madeira formando figuras decorativas.
A arte da marchetaria quase
desapareceu durante os anos negros, mas renasceu no século XIV quando paineis
marchetados eram feitos para decorar catedrais no norte da Itália. Esses
painéis em forma de pinturas eram dedicados a cenas bíblicas, figuras de
santos, construções e pátios. As lâminas usadas naqueles painéis tinham de 3 as
4 mm de espessura, bem mais espessos que as lâminas atuais (0.6 a 0.7mm!).
Nesta série de aulas, esperamos guiá-los através das técnicas básicas (e algumas avançadas) de marchetaria,
onde nós trabalhadores da madeira, nos tornamos artistas pelos nossos próprios
meios.
Continuação: Aula 2 - Selecionando Fôlhas
Continuação: Aula 2 - Selecionando Fôlhas
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