Total de visualizações de página

Aula 3 - Kit de Ferramentas


Na última lição nós mostramos o tópico relativo a seleção de fôlhas. Nesta lição mostraremos o kit básico de ferramentas que voce irá necessitar. Da mesma forma como para a seleção de folhas, voce não terá a necessidade de possuir todos os ítens recomendados. Voce inclusive poderá variá-los, mas tenha em mente que nossas recomendações se baseiam em anos de experiência em marchetaria e em inúmeras tentativas e erros.

Lâminas de Corte

Comecemos com nossa mais importante ferramenta – a lâmina de corte. Existem muitas lâminas de corte disponíveis no mercado, mas apenas poucas tem um valor real para a marchetaria. Nossas prioridades aqui, são um pouco diferentes dos trabalhadores normais em marcenaria ou carpintaria. Todos concordamos com ótimas ferramentas, mas em marchetaria, nós necessitamos de lâminas muito finas tendo em vista a delicadeza dos cortes. Nossa necessidade nisso é tal que comumente utilizamos bisturis, como os utilizados em micro-cirugias como os mostrados abaixo.
Um bom coadjuvante para os bisturis, é um bloco de cêra sólida, na qual voce deve passar a lâmina antes de efetuar os cortes. A cera atua como lubrificante e ajuda a prevenir desgaste na lâmina quando atuando em folhas de madeira mais duras.


Alguns profissionais da marchetaria produzem suas próprias facas, utilizando-se de lâminas de serra gastas, de acordo com suas próprias necessidades e exigências. Disseram-me que a qualidade do aço utilizado para lâminas de serra tico-tico é exemplar para essa tarefa, mas provavelmente só muitos anos de experiência indicarão o que é melhor pra você. A maioria destes facas fabricadas com lâminas de serra são montadas em suportes Exacto (TM) alças, mas tenho visto algumas montadas em suportes muito estranhos em madeira, de forma original e inventiva pelos artesãos. No entanto, você muito provavelmente, tanto quanto eu, vai preferir usar uma lâmina de bisturi padrão.

Mesa de Corte

A próxima peça de equipamento que devemos considerar seriamente pouco tem a ver com marchetaria no sentido prático, mas muito a ver com a harmonia no trabalho (você vai ver porque ao trabalhar). Este item muito valioso é a mesa de corte. Uma mesa boa tem várias vantagens, mas para nós, o mais importante é proteger a superfície onde estamos trabalhando. Para muitas pessoas, esta será como a mesa da família. Você pode imaginar sua reação ao estar confeccionando um desenho premiado na sua mesa de corte. Por esta razão, a obtenção de uma boa placa de corte é essencial.


Existem muitos tipos de placa de corte que você pode usar. Minhas preferências são para as variedades resina de auto-cura. Eles estão disponíveis em vários tamanhos. Pessoalmente sou a favor de um A3, mais uma placa de tamanho A5 (A5 é o tamanho aproximado de um papel tamanho  carta E.U.). Essa combinação de tamanhos de placa funciona bem para mim, embora você possa preferir usar apenas uma placa (que na maioria dos casos será perfeitamente adequada).


As placas de corte que você vê nas figuras acima são de resina e de teflon. A placa tamanho A5 (tamanho carta) é uma das minhas favoritas, porque é confortável para trabalhar quando fazendo trabalhos de marchetaria pequenos e delicados. Quando estou com o retrato quase concluído, eu mudo para uma placa A3 porque este tamanho maior vai me dar apoio uniforme em toda a obra quase concluída, e, portanto, evitar tensões entre as junções de cola e o manuseio da imagem.

Cola

Cola é o último item a ser considerado em seu kit. Hoje em dia a cola PVA é uma das mais favoritas para os trabalhos de marchetaria para quadros. Dou preferência a variedade de uso externo, porque tem a vantagem de que não vai reagir com o verniz ou outro acabamento. Pode ser que você não descubra nenhuma reação adversa usando PVA uso interior, mas eu tive um caso em que isso aconteceu quando eu usei cola não-exterior. Isto provocou a perda do meu trabalho! Então, só para estar seguro, eu uso sempre a variedade exterior de cola PVA, de modo a que não exista a remota possibilidade de uma reação imprevista acontecer. O único inconveniente de usar a cola PVA exterior é que é ligeiramente mais caro do que o tipo padrão.


Para trabalhos em caixas decorativas, caixas de jóias ou outros aparatos, utilizo cola de contato, que pode ser aplicada com espátula serrilhada, ou mesmo com trinchas, em uma ou duas demãos, sendo uma na superfície da caixa e outra na folha a ser colada, deixando-se secar antes de sobrepor uma na outra. 

Na próxima aula, vamos focar alguns dos itens que você vai necessitar para o seu kit de ferramentas, como a prensa, várias fitas de marchetaria, corantes, papéis de acabamento, raspadores, selantes e vernizes.

Um comentário:

  1. Ola, estou visitando seu site. Achei incrivel! Tenho interesse em iniciar nessa área, pois já faço marchetaria sólida, assim como voce chama. To dando uma olhada, gostaria de saber se nesse tópico de kits e ferramentas , voce poderia indicar um site aonde eu pudesse adquiri esses ítens. Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e/ou sugestões para melhorar o Blog. Obrigado!