Total de visualizações de página

Mais Arte que Artesanato - O que é Marchetaria?


Marchetaria


Marchetaria é a arte de usar as cores e texturas de lâminas finas de madeira para criar um desenho ou pintura a qual é sobreposta em uma base sólida.
Embora tenha se tornado popular recentemente, esta arte remonta a milênios. Os egípcios já a utilizavam a mais de 3.500 anos AC, como demonstram hieróglifos encontrados no Vale dos Reis.
A arte da pintura com lâminas de madeira foi revivida por volta do século XIV, quando alguns painéis marchetados foram utilizados para decorar o interior de catedrais no norte da Itália.
Na Alemanha, já no século XV, gabinetes em ébano eram decorados com arabescos em marchetaria, ao mesmo tempo que na França se utilizava casca de tartaruga e latão em trabalhos de marchetaria.
Entre 1920 e 1940, painéis marchetados em paredes se tornaram muito populares em restaurantes, escritórios, bancos e casas comerciais. Vagões de trens também eram assim decorados, bem como navios tais como o Queen Mary ou o Queen Elizabeth.
Atualmente encontramos trabalhos em marchetaria em muitos objetos de decoração, de joalheria, em brindes para empresas, etc.
Existem clubes de artesãos em marchetaria, como o The Marquetry Society ( http://www.marquetry.org ), onde podemos apreciar trabalhos incríveis, ou ainda o site Marquetry Society of Canadá, onde são mostrados trabalhos de vários artesãos e a agenda dos encontros anuais de marcheteiros ( http://www.marquetrysociety.ca/ ).

Um comentário:

  1. Olá boa tarde!
    Gostaria de orçamento para 50 caixas para vinho em MDF, com fecho e duas dobradiças em metal envelhecido, medindo em centímetros, 37 Comprimento, 15 Largura, 11,5 Altura, recoberta com lâminas de madeira (freijó e filetes em mogno) em trabalho de marchetaria, personalizada com o logotipo da EEAR, logotipo este centralizado, com 8,5 x 9 cm, marchetado em lâmina de madeira tingida nas cores (branco, azul marinho, azul celeste, cinza claro, cinza escuro, vermelho), com berço e revestimento interno em veludinho ou camurça (preto ou vinho ou vermelho) e acabamento em cera. No aguardo, Thaiz Bessa

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e/ou sugestões para melhorar o Blog. Obrigado!