Total de visualizações de página

Aula 2 - Selecionando Folhas



Um bom ponto de partida para os novos praticantes de marchetaria, é adquirir uma seleção básica de fôlhas. Minha lista recomendada deve incluir:

1. Afara - cor de ouro, luz agradável.
2. Carvalho sedoso australiano - tem um padrão de grão pontilhado maravilhoso.
3. Avodiré - luz dourada com um brilho acetinado, bom para o céu e água.
4. Ash - amarelo claro, muito utilizado nas figuras.
5. Birch – rosa creme / padrão de grão liso.
6. Bird's-eye Maple - rosa com pequenos nódulos regulares. Extremamente útil.
7. Castello - dourada,  muito útil em figuras mais escuras.
8. Cedro do Líbano - laranja / amarelo - útil em paisagens.
9. Castanha – longas ondas.
10. Koto - limpo, branco, praticamente impecável, sem ondulações, liso.
11. Lacewood – entre vermelho/rosa a laranja/bronzeado na cor, com um efeito uniformemente manchado.
12. Magnolia - tem uma aparência natural verde normalmente.
13. Mahogany, Honduras - laranja escuro/marrom grãos apertados.
14. Mansonia - cinza/marrom de muita utilidade.
15. Olive Cinza - ouro cremoso com luz forte.
16. Peartree - rosa / castanho, grãos lisos, fácil corte de lâminas.
17. Primavera - ouro luminoso - pode ser usado para um céu de verão.
18. Rosewood, Santos - marrom, com forte figuração escura.
19. Sapele (Mahogany) - muito útil para molduras. Efeito listrado.
20. Sycamore - luz colorida – muito bom para efeitos de sombreamento com areia quente.
21. Nogueira americana - cinza escuro / marrom, com boa figura.
22. Walnut Europeia - uma versão mais leve da nogueira americana.
23. Walnut Yew - dourado / marrom (pode ser amarelo), com um nó muito útil padrão aleatório.
24. Zebrano - um grão muito proeminente listrado, como linhas no papel.


Esta lista contém somente 24 folhas, mas dará a você um bom ponto de partida para iniciar sua carreira de marcheteiro. Existe uma gama de mais de 300 tipos de fôlhas disponíveis comercialmente hoje em dia, mas voce não deve se desesperar e sair comprando todas elas de uma só vez. Voce pode incrementar seu estoque gradualmente. Possuindo um estoque dos tipos mais versáteis (tais como os relacionados anteriormente), voce já estará pronto para começar suas pinturas em marchetaria.
Uma vez que voce não esteja disposto a iniciar marchetaria em larga escala, voce não precisará de fôlhas inteiras. Secções pequenas atenderão suas necessidades. Geralmente, pinturas em marchetaria, são menores que 18 x 24 pol. Algumas são até menores, tanto quanto 4 x 3 pol. De qualquer forma, as dimensões são proporcionais ao tamanho máximo da pintura e de prensa que voce dispõe.
Se você tiver a chance de olhar sobre os folheados antes de comprá-los, tente escolher alguns que dêem uma boa impressão de céu. Você perceberá que sua utilização é inestimável. Também é uma boa idéia obter alguns folheados com padrões de grãos maiores e exagerados. O que os marceneiros classificam como falhas e manchas são muitas vezes perfeitos para marchetaria. O ponto essencial é realmente considerar o tipo de imagem que você pretende fazer em seu projeto de marchetaria e selecionar a sua paleta de folhas para complementar o conteúdo da imagem. Por exemplo, com as flores, você provavelmente precisará de uma lâmina mais brilhante, levemente figurada ligeiramente facetada, tais como as folhas de Magnólia, porque tem uma coloração verde natural . O padrão de grão, se selecionados com cuidado, irão dar uma boa representação dos veios nas folhas. Se, no entanto, você está fazendo uma cena de interior com muitas sombras, então você vai ter necessidade de um lote de lâminas mais escuras, como algumas  nogueiras, a fim de atingir os efeitos que você deseja criar. Não se preocupe muito com a quantidade de folhas necessárias porque quando você começar a fazer marchetaria, você vai acabar como o resto de nós: começará com uma pequena coleção de folhas e em pouco tempo terá muitas centenas delas. (Só não se desespere: todos nós passamos por isso!)

No próximo artigo desta série iremos explicar as ferramentas e equipamentos que são necessários para realizar a arte da marchetaria. Em artigos sucessivos, vamos investigar as técnicas básicas e manipulação de padrões e texturas de grãos dos folheados. E se você quiser ver imagens maiores dos folheados aqui descritos (e muitos mais), existe uma biblioteca de referência de lâminas no site da Redbridge Marquetry Group na web (http://www.redbridgemarquetrygroup.org/) . 

Continuação: Aula 3 - Kit de Ferramentas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e/ou sugestões para melhorar o Blog. Obrigado!