Total de visualizações de página

Aula 6 - O Uso de Defeitos e Falhas nas Madeiras




Defeitos


Na última lição, você fez a sua primeira imagem de marchetaria usando folheados padrão. Agora veremos como usar os diferentes tipos de falhas ou defeitos, que são encontrados em folheados. Estou falando de nós na madeira, distorções e todos os outros problemas que, eventualmente, fazem um marceneiro rejeitar a madeira. Em marchetaria, falhas e defeitos são figuras importantes para compor uma imagem. Por exemplo, se você der uma olhada na folha Bird-Eye (mostrado a seguir), você verá uma folha de aparência creme que tem marcas de pequenos nós, que para alguns marceneiros seriam considerados defeitos na madeira. Estes nós, no entanto, são a principal atração dessa folha para o marcheteiro.




Um defeito semelhante é o causado por parasitas nas madeiras, mas que criam um maravilhoso efeito visual quando cuidadosamente utilizados com outras folhas complementares. Nós e desfiguração criam formas maravilhosas que podem ser usadas ​​para representar elementos faciais como olhos e ouvidos quando você está colocando as pessoas a uma certa distância na sua imagem de marchetaria.Estas facetas são úteis também quando retratando rodovias não pavimentadas e caminhos. O tamanho normal dos "olhos" das folhas "Bird Eyes" restringem um pouco o tamanho de uma pessoa na imagem a ser marchetada. No entanto, falhas em outras variedades de folhas podem se revelar mais adequadas.Na Figura 1 (abaixo), você pode ver um exemplo do uso dos pequenos nós de Bird Eyes. Foi usado para formar o joelho de um querubim em uma imagem de um mapa de Marchetaria da Grã-Bretanha no século XV. Você vai ver que os nós, quando cuidadosamente selecionados podem ser excelentes para representar partes de figuras. Muitos gãos ou nós podem ser encontrados em muitas outras variedades de folheados com muitas aplicações na marchetaria. Um ponto importante com esses padrões e configurações de grãos é que nós encontramos frequentemente gradativas mudanças tonais que podemos usar para sombreamento e efeitos de modelagem. Isso muitas vezes nos poupa de ter que cortar folhas e obter mudanças tonais através do sombreamento artificial com areia quente, terminando por ficar com muitas linhas de corte e colagem que estragam a transição suave de tons.




Enquanto estamos no assunto de mudanças tonais suaves vamos dar uma rápida olhada em sombras e modelagem no trabalho de retratos usado no mundo da marchetaria. Se você cortar leves sombreados para formatar um nariz ou dar aspecto arredondado as bochechas de um rosto por exemplo, você pode acabar fazendo uma verdadeira colcha de retalhos, em vez de uma gradação suave de luz e de sombra. Por isso, sou a favor da seleção de folhas com vários tons e nós, que bem orientadas produzirão o efeito que procuramos. Vocês verá o que estamos falando dando uma olhada na Figura 2 (abaixo).



Alguns folheados, por causa de sua natureza e padrão de sua textura, se prestam bem para várias tarefas em imagens na marchetaria. Talvez você queira incorporar um céu agradável em paisagem marchetada. Mas qual folheado escolheria para compor este céu? Bem, eu recomendaria Aspen para uma tarde quente de um céu sem muitas nuvens. Para um céu de cor clara, você poderia usar Sycamore ou Ash, mas deve tomar um pouco de cuidado com a seleção. Com Ash, na maioria dos casos irá encontrar um padrão de grãos razoavelmente linear, embora poderá fazer bom uso das distorções padrão de grão, se você selecioná-los com cuidado. Primavera e Cherry também são comumente usados para efeitos de céu. Um folheado bastante incomum que eu escolhi para um céu a um tempo atrás, foi, creio eu, um pedaço de mogno que encontrei na loja de nosso grupo de Redbridge. A imagem de Barking Creek, um porto no rio Tâmisa em Londres Thames, da década de 1840. Eu tive que usar essa folha com muito cuidado, porque era a única grande o suficiente para caber na imagem, mas, apesar disso, ela cumpriu o seu papel perfeitamente. Você pode ver o resultado final, na figura abaixo. Foi o tipo "errado" de seleção de folha que acabou fazendo muito bem o seu trabalho.



Rádicas

Um tipo de folheado com muitas falhas que ocorrem naturalmente são as rádicas. Eles são cortadas de crescimentos anormais que se projetam a partir do tronco da árvore e, pela sua própria natureza, são de forma irregular, bem como das raízes. Folheados de rádica apresentam diferentes tipos de grãos e os fabricantes de móveis e armários as adoram. Suas falhas e defeitos são a atração real desses folheados. Eles sempre foram usados ​​para decorar móveis de alta qualidade e por causa de sua relativa raridade são muito valorizados. Para o marcheteiro, folheados de rádica oferecerem uma série de vantagens naturais. Por exemplo, se você estiver representando folhagens (árvores, arbustos ou peles crespas de animais, etc) um pedaço de rádica muitas vezes pode fazer essa tarefa sozinho. Olhe para o exemplo das árvores em frente ao Observatório Real de Greenwich, em Londres (figura 4). Foram usadas diferentes variedades de rádicas, a fim de obter um efeito o mais natural para as árvores. Sem recorrer a fragmentação, eu acho que elas alcançaram o efeito desejado. O único inconveniente é que o contorno da copa das árvores contra o céu poderia ser mais suave. Mas como essa imagem foi feita alguns anos atrás, eu vou perdoar a mim mesmo esse descuido menor!




O próximo exemplo é uma foto de John Flamsteed, que era o Astrônomo Real no Observatório de Greenwich, quando o mesmo foi construído. Eu fiz o rosto a partir de falhas e defeitos de vários folheados. O desenho do rosto foi elaborado a partir de um par de fotos que tirei de um busto de mármore de Flamsteed que estava em exposição no Observatório de Greenwich.

Como eu só tinha minhas próprias fotos para trabalhar, eu não tinha idéias pré-concebidas de quais folheados usar para a realização da tarefa. Escolhi então Ash e Olive Ash para a estrutura principal da face. As partes mais escuras são geralmente variedades de nogueira cuidadosamente selecionados para seus valores tonais. Partes do rosto foram obtidas por nada mais do que a orientação dos veios da madeira, ao invés de cortar pedaços mais escuros e mais claros de folheados diferentes. Quando você está fazendo retratos tão pequenos como este (que é menos de 1-1/4 "por 5 / 8"), é importante tentar evitar linhas de cola visível. Você pode evitá-las encaixando cada peça o mais ajustada possível.




Continuação: Aula 7 - Sombreamento com Areia Quente










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e/ou sugestões para melhorar o Blog. Obrigado!